21 de ago. de 2009

Metamorfose Ambulante

Raul continua vivo!! E suas músicas e a conquista de legião de fãs vão levar seus seguidores para a vigésima passeata em sua homenagem que acontecerá aqui em São Paulo. Sem demagogia, Raul continua com um número grande de fãs. Segundo Silvio Passos (Fundador do Fã Clube Raul Rock Club) a Passeata deve contar com cerca de 20 mil pessoas, incluindo fãs do Brasil e Exterior, além do Santa Cruz (banda Detonautas) e a filha do homenageado, Kika Seixas.

Conversei uma média de oito minutos com Silvio Passos. Perguntei quais os lugares que o Raul mais gostava de ir. Ele prontamente informou que o Seixas não tinha lugares fixos, mas lembra que ele ia muito no Bar Brahma e no Bixiga. " Raul Seixas adorava variar, não tinha pontos fixos", salientou.

Eu confesso não ser uma fã que (ainda) respira Raul, mas não posso negar que ele foi e ainda continua sendo um ícone. Suas músicas ficarão para sempre na memória de muita gente que sabia traduzir suas letras. Conheci o Raul através do meu pai, que colocava uma fita k-7 no carro e saiamos ouvindo e ele cantava e explicava as letras de algumas músicas. Lembro da "Metamorfose Ambulante". Eu tinha uns 6, 7 anos e não entendia essa parte: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre o mundo".Só quando soube o que era "metamorfose" e "opinião formada sobre o mundo" foi que entendi e concordei com a frase.

Descobri também que Raul é romântico. Mais ainda, descobri que ele é um canceriano. E pra ser mais "íntimo" faz aniversário no mesmo dia que eu. E a admiração continua. Estive mais perto da persona Raul quando li a biografia do Paulo Coelho, escrita por Fernando Morais. Lembro de uma parte do livro onde se faz uma comparação entre Raul Seixas e Paulo Coelho. "Enquanto o primeiro andava sempre de cabelos aparados, paletó, gravata e pasta de executivo na mão (ele era produtor musical), o outro usava calças saint-tropez, com o cinto abaixo dos quadris, cabelo despenteado e sandálias franciscanas".

Raul agradece Paulo e Paulo agradece Raul. O escritor escreveu as letras que fizeram sucesso na carreira do cantor. Coelho deu muita força para Seixas reconhecer o seu
próprio talento. Já Raul ajudou Paulo a lidar com o público , com o popular, com as pessoas. Tanto que hoje ele é admirado por uma grande e boa parte do mundo e isso, acredito, tem-se o "dedo" da metamorfose ambulante.

Ainda existe um elo entre cantor - escritor e que nunca será quebrado. Silvio Passos informou que o diretor de cinema, Walter Carvalho, está produzindo um documentário a vida do Raul Seixas. Na ocasião, foi pedido para o Paulo Coelho uma entrevista. Só que as conversas com o escritor não duram mais que 45 minutos. Mas o cineasta teve a sorte de
passar duas horas e meia com Coelho. Agora é esperar para o lançamento, previsto para 2010.

Só pra lembrar:

XXº PASSEATA-HOMENAGEM À Raul Seixas"...Ah!Mas não Se importe não,no final bandido casa com mocinho"
21 de Agosto (SEXTA)
16 horas- CONCENTRAÇÂO
Em frente ao Teatro Municipal (Pç Ramos)
18 horas- Saída da PASSEATA
(Praça Ramos de Azevedo,Viaduto do chá,R.Libero Badaró,largo São do Francisco,R. Benjamim Connstant,Praça da Sé)
19 horas- Concentração com SOM na praça da Sé
22 horas-ENCERRAMENTO
Iniciativa e apoio: Luar Rock Clube/Itaquera-Panela do Diabo/Penha-Coisas do Coração/Guarulhos-Raul Rock Clube/Terra-Toca mais uma de Raul/Caieiras-GAIA-O Coletivo Libetário/SP-ASSESA-Coletivo Humanidade-Seção de Artes-SINDVÁRIOS-SP-FOSP/COBACAT/AIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário